OKR ("Objectives / Key results" - Objetivos / Resultados-chave). Isso evita esse problema. Nós mantemos o seguinte: as pessoas devem definir seus próprios objetivos. Mas vamos mudar a forma como fazemos. Nós compartilhamos nossas experiências on-line para as pessoas verem o que estamos tentando, e parece ser amplamente apreciada.
OCTO : Você tem convicções que evoluíram com os aprendizados ao longo dos anos ?
Jurgen Appelo : Eu aprendi muito sobre novas práticas, mas todos elas se encaixam na filosofia da "Gerenciar o sistema, não as pessoas". Por exemplo, tive uma experiência de ser membro de um Comitê de Inovação com uma caixa de sugestões. Essa iniciativa fracassou porque as primeiras idéias enviadas foram todas rejeitadas pela comissão. Depois disso, ninguém mais propôs ideias. Isto é o que eu chamaria de Gestão prática 2.0: bem-intencionada, mas ineficaz. Agora eu digo: permitam que os funcionários avaliem idéias! Práticas surgem, vêm e vão, mas os princípios permanecem.
OCTO : Você avalia regularmente seu sistema?
Jurgen Appelo : Sim, temos retrospectivas regulares - junto com a equipe fazemos uma avaliação da saúde do sistema a cada dois meses para analisar o que está funcionando e o que não está funcionando. Nós sempre experimentamos maneiras diferentes de fazer as retrospectivas. Mas sendo honesto, nós criamos uma cultura na qual quase todos os problemas são abordados assim que surgem. Nós não precisamos esperar as retrospectivas para discutí-los, mas ainda assim acho que é uma boa ideia para realizar retrospectivas.
OCTO : Por onde começar?
Jurgen Appelo : Definir como por onde começar não é importante. Algumas áreas são mais fáceis do que outras: é muito mais fácil de discutir "mapas pessoais" que alteram o sistema de compensação. É preferível que se trabalhe na absorção de uma nova cultura corporativa antes de pensar em mudar a maneira de remuneração de pessoal. Da mesma maneira que acontece com Yoga, algumas posturas são para praticantes avançados. Porém, não há nenhuma ordem entre as práticas mais fáceis. Tente algo que você acha que é simples e inofensivo: a "caixa Kudos" ou "Mapas pessoais" são bem simples e todo mundo gosta.
Jurgen Appelo explicando mapas pessoais na USI
Quer saber mais sobre o assunto?